domingo, 27 de julho de 2014

PREPARAÇÃO DA BIKE E FÍSICA PARA VIAGEM

LANÇADO O PLANEJAMENTO INICIAL, A ESCOLHA DO TRAJETO, DEFINIÇÃO DE ALGUNS PONTOS IMPORTANTES E CUIDADOS ESPECIAIS COM A BICICLETA, VAMOS A PRÁTICA. A PRÁTICA EXIGE MUITA PESQUISA, PRINCIPALMENTE COM O TRAJETO, DISTÂNCIA PERCORRIDA, ALTIMETRIA DAS ESTRADAS, E HOTÉIS NO CAMINHO, ASSIM COMO O PLANO “B”, CASO TENHAMOS ALGUNS PROBLEMAS. DE INICIO FUI OBRIGADO A FAZER DUAS ALTERAÇÕES, UMA POR CAUSA DA PARADA EM SAPOPEMA, NÃO ACHEI HOTEL NA CIDADE E MODIFIQUEI PARA CURIÚVA, DEIXANDO O DIA 02 UM POUCO MAIS CURTO E O DIA 03 MAIS CARREGADO DE KM, A OUTRA ALTERAÇÃO FOI MAIS CRÍTICA, NO TRAJETO INICIAL IRIAMOS DE IBIPORÃ PARA CIANORTE EM 1 DIA – 188 KM NO MAPA MAIS AS CIDADES, ESTAVA MUITO DURO, ENTÃO ESTIQUEI UM DIA, FAZENDO O TRAJETO IBIPORÃ – NOVA ESPERANÇA – 145 KM, E OUTRO DIA DE NOVA ESPERANÇA A CIANORTE COM 84 KM, O TRAJETO ESTÁ ASSIM DEFINIDO.
FALANDO UM POUCO DA PREPARAÇÃO DA BIKE, DEPOIS DE FALAR COM MUITA GENTE E VISITAR ALGUMAS LOJAS E BASTANTE PESQUISA NA WEB, DECIDI COMO SERÁ A ESTRUTURA DE ALFORGE PRA BIKE – VIAGEM, COM BAGAGEIRO TRASEIRO DE APOIO NO QUADRO, UM CUIDADE FOI BUSCAR UM BAGAGEIRO LEVE, QUE SIRVA EM BIKE COM FREIO A DISCO E SUPORTE ATÉ 20 KG, DECIDI POR COLOCAR DUAS BOLSAS LATERAIS DE 15L IMPERMEÁVEL CADA, MEU AMIGO RAFAEL A PRINCIPIO ESTA PREOCUPADO COM ARRASTO LATERAL E QUER COLOCAR SOMENTE UMA BOLSA HORIZONTAL DE 20L – TOMAMOS DECISÕES ESTRATÉGICAS DIFERENTES PARA O MESMO PROBLEMA QUE ENVOLVE A CAPACIDADE DE CARGA, PRATICIDADE E DESEMPENHO. COLOCAREI UMA BOLSA DE 5L NO QUIDÃO DA BIKE, PARA TER EM MÃOS ALGUMAS FRUTAS, GEL, PROTEÍNA COISAS RELACIONADAS À ALIMENTAÇÃO, OUTRA DECISÃO DIFERENTE QUE TIVEMOS FOI REFERENTE À ÁGUA, COMO ESTOU ACOSTUMADO AO CAMEL BACK DE ÁGUA NAS COSTAS, POR CAUSA DAS TRILHAS DE MOTO, VOU LEVAR A ÁGUA NO CAMEL BACK 1,5L – E UMA CARAMANHOLA COM ISOTÔNICO, O RAFAEL IRÁ COMPOR A BIKE DELE COM DUAS CARAMANHOLAS DE 0,5L – CARREGAREI 01 LITRO A MAIS DE ÁGUA, PODEREI ME HIDRATAR MAIS DURANTE OS TRAJETOS ENTRE AS PARADAS PROGRAMADAS A CADA 02 HORAS, MAS CARREGAREI MAIS PESO. ESTA CONTA TODA IRÁ ME DAR PELO MENOS 4KG A MAIS DE CARGA, E UM ESFORÇO UM POUCO MAIOR PRINCIPALMENTE PELO VENTO LATERAL, MAS ACREDITO QUE O CONFORTO E MAIS RECURSO DE ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO ME DEIXARÁ MAIS CONFORTÁVEL. SÃO OPÇÕES EM QUE CADA UM SE SENTE MELHOR PARA EXECUTAR A MESMA TAREFA QUE É VENCER O DIA DE 130 KM MÉDIO. COM BIKE’S EM FASE DE PREPARAÇÃO PRECISAVAMOS FAZER UM TESTE , FÍSICO E UM TESTE DE PNEU, POIS O PNEU DA MOUNTAIN BIKE GIRA MUITO POUCO NO ASFALTO, PRECISAMOS GANHAR MAIS DESEMPENHO. ADQUIRIMOS DOIS PNEUS INTERMEDIÁRIOS, QUASE LISOS MÁS COM A MESMA ESPESSURA, E FOMO RODAR, ESCOLHEMOS O TRAJETO CURITIBA A GUARATUBA, SAINDO DO MERCADORAMA DO JARDIM DAS AMÉRICAS, ESTAVA MUITO FRIO POR ISSO CARREGAMOS NA ROUPA E JUNTO COM UNS AMIGOS ATLETAS CICLISTAS QUE PEDALAM MUITO FOMOS CUMPRIR ESTE DESAFIO, PARTICULARMENTE PRA MIM ENORME, POIS O MÁXIMO QUE HAVIA RODADO ERA 60KM, E NUNCA HAVIA PEDALADO MAIS QUE 03H E MEIA DIRETO, BOM O DESAFIO DE ONTEM TINHA 112 KM, E PRA GENTE DUROU 5H19’, DUAS MOUNTAIN BIKE NO MEIO DAS BIKES ESPECIAIS DE CICLISMO DE ESTRADA, CHEGA A SER RIDÍCULA A COMPARAÇÃO, TANTO DE ESFORÇO COMO DE VELOCIDADE, ELES NOS ACOMPANHARAM ATÉ O INICIO DA ALEXANDRA/MATINHOS QUE TEM 33 KM DE RETA, NO PRIMEIRO TRECHO ATÉ PASSAR O PEDÁGIO, ANDAMOS BEM JUNTO, ATÉ SENDO PROTEGIDO DO VENTO POIS ANDÁVAMOS EM PELOTÃO NO MEIO DELES, ESTÁVAMOS EM 7 NO TOTAL, PARA MANTERMOS 30 KM/H DE MÉDIA NA BIKE MEU ESFORÇO GARUVA EM TORNO DE 145 – 150 BATIMENTOS, ENQUANTO ELES EM TORNO DE 110, SENTI REALMENTE MELHORA NA RODADA DA BIKE PELO PNEU QUE COLOCAMOS, MAS AINDA O DESEMPENHO NÃO É O SATISFATÓRIO. DE ALEXANDRA MATINHOS O PESSOAL FOI E EU SEGUI COM O RAFAEL, DEMORAMOS 2 HORAS PARA VENCER OS 33 KM, COM UM POUCO DE VENTO E O DESGASTE DA VIAGEM, CHEGAMOS EM GUARATUBA COM UMA MÉDIA DE 21 KM/H E 5H19’ DE TEMPO, UM TEMPO 1 HORA ABAIXO DO QUE EU ESPERAVA, FIQUEI SATISFEITO. LINK DESTE TRECHO: http://connect.garmin.com/activity/550139703 ( ESQUECI DE LIGAR NA SAÍDA- MARCOU UM POUCO A MENOS) PRECISAMOS APRIMORAR NOSSO CONDICIONAMENTO E RESISTÊNCIA E MELHORAR O DESEMPENHO DA BIKE, PARA VENCER OS DESAFIOS DA VIAGEM. MINHA PREPARAÇÃO ESTA FOCADA NA BIKE, PRINCIPALMENTE NO SPINNING 3X POR SEMANA 1H:30 DE AULA, PERCEBI NO TESTE DE ONTEM QUE MANTER A HIDRATAÇÃO, O CARBO E ALIMENTAR NO MOMENTO CERTO TE DEIXA BEM PARA COMPLETAR O DESAFIO LONGO, CHEGAMOS EM GUARATUBA AS 13:10’ – O TRAJETO ERA UM POUCO MENOR E MAIS FÁCIL DO QUE ENFRENTAREMOS MAS O QUE FOI MAIS IMPORTANTE FOI TER PEDALADO TANTO TEMPO, SOFRER AS CRISES DO BANCO ( PRECISAREI MELHORAR O SELIM DA BIKE ) E SABER COMO É ESTE ESFORÇO E COMO IRIA REAGIR COM ESTE PROBLEMA, O QUE ME LEVOU SERIAMENTE A REFLETIR SE A MOUNTAIN BIKE É A MELHOR ESCOLHA PARA A VIAGEM LONGA, OU SE UMA BIKE HIBRIDA IRIA FUNCIONAR MELHOR, AVALIANDO MAIS DESEMPENHO MENOS CONFORTO, APESAR DE TER FICADO SATISFEITO COM O RESULTADO. MINHA EXPECTATIVA É FAZER UM TRAJETO UM POUCO MAIS DURO EM 02 SEMANAS – TALVEZ DE CURITIBA A ITAPUÁ – 140KM DESCENDO PELA ESTRADA DE CURITIBA A JOINVILE E PEGANDO A ESTRADA DE GARUVA, ATÉ ITAPOÁ.

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