segunda-feira, 14 de março de 2011

Etapa 03 - Santana do Livramento/RS - Montevidéu UR












Etapa 03 – Santana do Livramento/RS – Montevidéu – UR
Hoje conhecemos um país inteiro em poucas horas, foram totais 518 km, desde a saída de Santana do Livramento, praticamente uma linha reta, onde a pista sumia no horizonte, total da viagem até agora 1.998km.
Acordamos as 6:30h, café da manhã e arrumação das malas, pronto 08:30 estávamos saindo,
Demoramos um pouco para achar a saída pois estávamos esperando encontrar um fronteira rígida, com aduana cheia de guardas onde deveríamos preencher uma papelada, apresentar a tão falada carta verde que tivemos que tirar, mas que nada, a cidade de Rivera é anexada a Santana, paramos para abastecer, no único posto de gasolina ANCAP ( marca), onde compramos um mapa que os amigos uruguaios indicaram, La pagamos R$3,04 o litro do combustível, tabelado no pais todo como conferimos. Um real vale 10,70 pesos. Mas tudo custa mais o menos os mesmos preços que em Curitiba.
Bom voltando a viagem, 10 km depois de Rivera encontramos a aduana, era uma barreira sanitária no meio da pista com alguns fiscais, nos pararam perguntaram se tínhamos a carta verde, falamos que sim, e boa viagem, Somente isso, foi muito simples.
Já estávamos na Rota 05, que viria direto até a capital, direto mesmo hehehh, foram 500km de reta, agora a paisagem, espetacular, hoje tive a impressão de que o Uruguai é uma planície, com 90% de pasto e 8% de Reflorestamento, foi somente o que vimos no país inteiro.
O céu estava limpo, azul, com ar de inverno meio frio, tipo 19 graus,perfeito pra viajar de moto com macacão de couro, no meio das planícies existem umas formações tipo montanhas com formato de pirâmides cortadas na metade.totalmente reta no topo, muito bonito, paramos algumas vezes para tirar foto.
O caminho é muito fácil, somente seguir durante a Rota 5, passamos por pouquíssimas cidades, uma delas no meio da viagem onde paramos para almoçar foi El Toro, inclusive um restaurante/Pub muito bom em um posto ANCAP, almoçamos um frango recheado maravilhoso,aproveitamos a parada para “lubricar la corrente” e continuamos a viagem, prestando atenção para não ficar sem combustível como ontem, mas vendo o trajeto agora, não corríamos este risco, a cada 80 km em média tinha um posto
Todo o trecho foi pura contemplação, o cenário é muito legal, o que me chamou atenção foi que os carros e caminhões que vimos, pouquíssimos por sinal, eram todos novos 50%, ou todos muito antigos, tipo da década de 50, ( como os filmes que passam de cuba, mesma coisa. Parece que a industria parou de funcionar em 1960 e voltou no ano 2000, achei isso estranho, mas ficou uma mistura legal, ver os carros e caminhões velhos trabalhando e funcionando junto com os novos, não como peça de exposição.
Gostei demais do Uruguai, dormiremos em Montevidéu hoje, amanha passearemos pela cidade de manhã e a tarde vamos para Punta Del Lest, amanhã escrevo mais sobre Montevidéu, mas o que vi gostei muito, na placa estava escrito, Capital Del Mercosur, parece que é mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário