quinta-feira, 17 de março de 2011

Etapa 04 Montevidéu - Punta del Lest - Mostarda/RS


















Etapa 04 – Montevidéu / Punta de Lest / Mostarda - RS
Como todo planejamento sofre algumas alterações, resolvemos mudar uns destinos para aproveitar melhor a viagem, dentro do mesmo escopo. Ficamos somente na segunda dia 14/03 em Montevidéu e na terça de manhã dia 15/03 domos para Punta Del Lest.
Quem nos convenceu a fazer esta alteração foram uns Uruguaios que encontramos em Santa Maria na ida para Santana do Livramento, resolvemos arriscar.
Falando um pouco de Montevidéu, é um lugar maravilhoso, passeamos um pouco na terça de manhã, a cidade tem um clima muito legal, uma orla muito bonita é muito bem cuidada e limpa, assim como todos os lugares que passamos no Uruguai, não ficamos tempo suficiente para conhecer a cidade, na nossa próxima viagem que já esta em programação Montevidéu tem 2 dias reservados, pois culturalmente é muito interessante, Capital do Mercosul, com pessoas de todos os lugares.
Ao meio dia de 15/03 pegamos a estrada para Punta Del Lest, a estrada fantástica, mesmo cenário da vinda, sem nenhum buraco, poucos carros e caminhões, precisamos roda somente 139 km para sair do hotel a beira mar de Montevidéu e para no hotel em Punta Del Lest, na “Praia Mansa”, Que lugar fantástica, Punta Del Lest fica na Província de Maldonado, como ficamos 2 dias lá andamos por tudo e conhecemos vários lugares. Vou tentar descrever algumas coisas que vimos que realmente vale a pena.
A beira mar é maravilhosa, liga a Mansa na Brava, entre as duas praias, acho que se chama Península, tem um centro comercial lojas, restaurantes, Cassinos e prédios de alto padrão.
Mesmo assim você consegue comer e dormir super bem, pelo mesmo preço de estar em São Paulo. A marina é alucinante, parece aquela imagem do grande prêmio de Mônaco da Fórmula 1 , barcos e veleiros do mundo inteiro, eu que sou “jeca” nunca tive acesso a estas coisas fiquei deslumbrado, fiz até uma filmagem de um veleiro gigantesco da Inglaterra parecia uma mansão ambulante, 44,8 metros de comprimento espetacular. Na praia Brava seguindo em direção a La Barra, existem as mansões de famílias poderosas do mundo todo, presidentes e mega empresários tem casas ali, todas as casas feitas por arquitetos premiados e as casas não tem endereços, elas tem um nome e assim que são localizadas, no meio deste deslumbre tem um hotel que é uma torre, tem uma casa de chá aberta ao publico passamos o final do dia lá hehehh La quero voltar,,,, bom tudo que vi naquele lugar da vontade de não sair mais.
Hoje preparamos tudo, esta cada vez mais complicado arrumar a mala e prender na moto, no ultimo trecho perdi a capa de chuva que protege a mala, o paninho que protegia o tanque, tive que adaptar um extensor, pois o cordão que estava usando arrebentou,,, mas tudo certo.
Saímos com um desejo de já retornar as 10:30’ de hoje 17/03/2011 – paramos no posto para abastecer e como o destino original era Pelotas, fomos conversar com um senhor com uma moto BMW que estava viajando também e a placa era de Pelotas, estava ele e a mulher, mais ou menos 60 anos, estavam retornando de uma viagem de 2 semanas vindo de Bariloche, Seguimos ele um tempo até a saída Rota 09 sentido Chuí, saímos pela La Barra – São Miguel e pegamos a Rota 09,ai uma reta infinita até chegar no Chuí 230 Km paramos para abastecer e mudamos o ruma da viagem decidimos subir pela 101 cruzar de Balsa a Lagoa dos Patos e subir por Torres, andaríamos mais hoje para o trecho de amanhã ser mais light, evitaríamos a serra de Pelotas para cima, pois bem.
Desde que cruzamos a fronteira o cenário mudou, as retas continuaram mas a planície do rio Grande do Sul é muito mais regular, a estrada não tem oscilação foram 460 km desde o Chuí até Mostarda, onde estamos de um terreno totalmente plano, como se fosse um campo de futebol impressionante, e amanhã deve continuar deste jeito até Torres pelo menos.
De Chuí até Rio Grande foram 270 Km, dois postos no meio do caminho, uma coisa que não da pra bobear é com gasolina, em Rio Grande fomos direto par o Super Porto pegar a Balsa para cruzar a Lagoa dos Patos, ali sim o lugar é feio, a Balsa funciona super lotada, os caminhões vem com o pneu no talo, porque por ali não tem balança e fiscalização os caminhões passam totalmente irregulares, o lugar é muito feio, imagine um porto que você conhece e piore muito, é aquilo lá, mas o caminho vale a pena, a balsa que demorou um pouco, ficamos 1h e 20m entre entrar na Balsa e Cruzar a lagoa, no ponto mais estreito demorou 40 minutos para cruzar, é gigantesca.
Saímos da Balsa e pegamos a 101 rumo a mostarda, mais 160km, de mesma paisagem e pouco movimento, paramos na única pousada do lugar com restaurante comida muito boa, o nome da Pousada é Pouso Alegre, se passarem por aqui vale a pena a Janta. Amanhã cedo continuaremos daqui para Termas do Gravatal, para o encontro de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário